por Paulo » Seg Jul 23, 2018 8:16 pm
Daniel, o meu também estava assim e melhorou muito depois que eu troquei todos os tuchos(24 - o meu é V6) e fiz uma limpeza geral, em oficina, na parte superior do motor e do cárter. Antes de abrir o motor usei um flush corretivo da Koube.
Depois de fechado o motor usei 3 litros de oleo sintético barato para "enxaguar" e retirar qualquer resíduo do flush e dos produtos usados na lavagem interna. Só depois coloquei óleo novo (sintético 10w-30) com o qual rodei algo em torno de 100km ou aprox 1 mês, trocando novamente o óleo usando flush da Bardhal na troca, tomando o cuidado de antes de colocar o óleo definitivo fazer o tal "enxague" com 2,5 a 3 litros de óleo(limite mínimo da vareta). Após isto fiz outra troca com quase 500km ou mais ou menos 4 meses, tomando os mesmos cuidados da troca anterior.
A partir daí fui espaçando mais as trocas, como rodo pouco foi no tempo mesmo - 7 meses e depois um ano) até voltar ao o que eu já costumava fazer, ou seja 3000km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro(no meu caso sempre o que ocorre primeiro é o tempo, kkk)
Este "enxague" consiste em colocar um óleo sintético mais barato para retirar sujeiras soltas pelo flush e também resíduos dele. Em todas as trocas eu troquei o filtro também.
Bom, Melhorou mas não acabou, ele ainda bate um pouquinho logo quando liga, mas é muito pouco comparado a antes. Estou programando trocar a bomba de óleo para ver se o problema acaba de vez, afinal o meu carro já tem 25 anos e 160 mil KM e a bomba ainda é original.