alguem ja colocou?to pensando em por no meu.
o que preciso fazer no motor para instalar
ainda estou precisando de um capo preto,ajuda ae galera!!
drigz escreveu:Já que tocou no assunto.. Vamos lá!
O mais adequado para o mx 1.6/1.8 é o Eaton M45. Nem pense em M24 que não vai mudar praticamente nada
O esquema de ligação do supercharger é um pouco diferente do que nos turbos.
Geralmente em carro turbo a sequencia é:
Filtro->MAF(no caso da injeção original)->Turbina->Intercooler(opcional)->Borboleta->Coletor->Motor
E em superchargers:
Filtro->MAF(no caso da injeção original)->Borboleta->Supercharger->Intercooler(opcional)->Coletor->Motor
O ideal para se instalar o charger no mx e colocando ele em cima do coletor, como já foi dito anteriormente. Eu acredito que seja possivel "abrir o coletor" no meio e fazer uma flange para fixar o supercharger, assim ficando mais fácil o acesso a polia do motor. Ficaria algo parecido com o MX-5 abaixo:
O supercharger também pode ser fixado em outro local do motor e fazer uma tubulação para que o ar chegue ao coletor de admissão. Basta fazer uma flange no local que originalmente ficava o TBI no coletor e puxar a tubulação de ar até lá, mas aí seria difícil encontrar um local que de para fixa-lo com fácil acesso as polia do motor. Ficaria parecido com a imagem abaixo:
Ao contrario de motores turbo, em superchargers a pressão desejada não é regulada por válvula, mas sim pela relação das polias, que dificilmente será encontrada alguma no diametro e com a furação desejada, restando então a recorrer a um torneiro para confeccionar uma.
Em alguns motores com supercharger (digo os que vem de fabrica) possuem uma válvula "by-pass" para que o ar não tenha que passar pelos rotores em baixas rotações atrapalhando o fluxo de ar, mas acredito que só seria necessário após fazer toda a instalação e detectar alguma anormalidade no funcionamento em baixas rotações.
Agora a parte mais "chata". Geralmente em todos os motores, os bicos são projetados com vazão "um pouco a mais do que o necessário" para que o bico não trabalhe saturado ficando 100% aberto em alguns regimes de funcionamento do motor, portando seria interessante colocar bicos de maior vazão bicos extras com um controlador para bico suplementar ou uma injeção programável, no caso de desejar uma maior potencia.
Colocar um regulador de pressão de combustível para que a pressão aumente de acordo com a pressão do supercharger funciona,mas é um modo meio "generico" de se fazer, visto que uma pressão maior do que a nominal os bicos deixe seu "leque" prejudicado, deixando de pulverizar o combustível e passando a "mijar" ele, também correndo o risco dos bicos travarem e não dando uma boa precisão do acerto..
Além da injeção de combustível também vale considerar que o ponto de ignição deveria ter menos avanço conforme aumento de temperatura do ar e aumento da pressão, evitando assim pré-detonação, quebra de canaletas dos pistões, etc...
Para fazer tudo isso recomendo que troque a injeção original por uma programável, mas caso não deseje ir muito longe na cavalaria, manter a original com uns bicos de maior vazão e "ver no que dá", nesse caso empregando o regulador citado anteriormente.
Resumindo.
Para um supercharger com pouca pressão, motor original sem nada forjado, com aumento de uns 30%~40% de potência acredito que de para manter a ECU original e não ter muitos custos.
Agora se desejar mais que isso.. Aí o prepare o bolso
Espero ter esclarecido as principais duvidas e também que eu não esteja errado. Caso tenham alguma dúvida relacionada ao assunto e que seja de meu conhecimento pode mandar que terei o maior prazer em responder..
Um grande abraço a todos
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