Dicas de melhoria de consumo e de potência

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor David Farina » Sex Set 25, 2009 2:17 pm

Como não achei este tópico aqui no Zone, estou documentando aqui...

tópico original: http://mx3clube.com.br/forum/topic.asp?ARCHIVE=true&TOPIC_ID=2053, escrito por zobom


Amigos Mx3zianos! Uma coisa que acho q ira adicionar bastante ao conhecimento de vocês...

O Mx3 1.6 16v vocês sabem que ele tem distribuidor regulavel e tambem tem um parafuso de regulagem de mistura (como nos carros carburados)...

Porque ele tem isso? Simples... facilidade na hora de exportação para se adequar ao combustivel novo, ao clima novo, etc...

Como utilizar isso em nossa vantagem?

se não vamos correr, andar na boa na cidade ou vamos pegar uma estrada longa uma leve empobrecida na mistura e avançamos um pouco o ponto de ignição jah da uma boa diferença...

Como fazer?

Começamos pelo parafuso da mistura... Na TBI (Corpo de borboleta) em cima da pista do cabo do acelerador existe um parafuso (philips) bem fundo entrando na parte mais em cima da TBI... este é o parafuso da mistura... para a ESQUERDA ele EMPOBRECE a mistura... para a DIREITA ele ENRIQUECE...

Nota do Farina escreveu:ESQUERDA = Sentido Anti-Horário, desta forma o parafuso vai saindo
DIREITA = Sentido Horário, desta forma o parafuso vai se afundando mais


Mistura rica: um pouco mais de potencia a sacrificio do consumo
Mistura pobre: melhor consumo e diminuição das respostas do motor

O que acontece se empobrecer demais?
Irá aumentar a temperatura da camara de combustão podendo derreter o pistão ou as velas...

O que acontece se enriquecer demais?
Consumo elevadissimo, carro afogando em aceleradas fortes e possivel contaminação do catalizador e sonda lambda...

Como saber se está rico ou pobre demais?
Se for virando para a esquerda o parafuso (quem tem filtro esportivo vai escutar o assovio do ar entrando a mais) você vai perceber que em um momento a injeção vai começar a aumentar a marcha-lenta a fim de corrigir o empobrecimento... Volte até a marcha lenta se estabilizar... Este é a melhor regulagem para cidade/estrada a fim de obter o melhor consumo...
Se for virando para a direita uma hora o carro vai começar a afogar... volte um pouco até parar... pronto... este eh o ponto de maior potencia com custo a maior consumo...


Agora ponto de ignição...

no distribuidor existe um parafuso de regulagem com uma pista para isso... está na base do distribuidor do lado do cabeçote... quanto mais para a direita (sentido horario) maior será o ponto de ignição (melhor consumo e maior pontencia) se muito adiantado ele irá começar a grilar... se muuuuito adiantado ele irá começar a estourar no coletor de admissão provocando um barulho horrivel e podendo causar danos aos sensores e TBI...
Importante: faça a regulagem com o motor QUENTE... adiante o maximo q puder antes de grilar... se quando ligar o carro demanhan e começar a grilar retorne um pouco o ponto...
Se muito atrazado ele começará a estourar no escapamento... sabe aquele barulho de fusca quando da os estouros que mais parecem tiros? pois eh... acontece quando o ponto esta muito atrazado...

A fins de consumo e potencia, quanto maior o ponto (mais avançado) melhor... o ponto varia de acordo com o clima... climas muito quentes tendem a grilar mais cedo (não por via de regra)

com um ponto bem avançado e uma mistura levemente empobrecida o carro se tornará muito mais economico e você provavelmente nem sentirá a diferença de potencia pois o adiantamento do ponto tornará o carro mais forte e a leve empobrecida o deixara um pouco mais fraco... uma anula a outra em questão de potencia e as duas em conjundo se ajudam na economia...

Mantenha sempre seu carro regulado e com os pneus calibrados! 3 ou 4 PSI a mais do que o recomendado jah melhora o consumo!
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor Miguelitto » Sex Set 25, 2009 2:23 pm

mto util, vou tentar utiliza-lo esse FDS........
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Avatar de usuário
Miguelitto
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 4663
Idade: 37
Registro: 21/07/2006
Localização: SP - Ipiranga
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor David Farina » Sex Set 25, 2009 2:48 pm

perguntas, algum de vcs jah fez esta dica ?
eu tentei fazer hj mas n deu mto certo...

consegui achar onde regula a mistura, perto da borboleta, deixei como ele falou...

o segundo regulador, o do ponto de ignição eu n achei nem a pau :(

alguem pode me ajudar ?


obs.: ao deixar a regulagem da mistura aqui como a indicada, notei duas coisas, uma é que o meu tava regulado uns 80% proximo ao ponto de melhor desempenho ao custo de consumo (beeeeem pra dentro o parafuso)... mas, depois que regulei pra melhor consumo, notei que, ao andar um pouco, com o carro, ele começou manter a rotação em 1500.... ficou bem doido... como sei que este tipo de regulagem não é um processo tão instantâneo quanto parece (regula hj, anda, amanha regula denovo, anda mais, dps regula mais um pouco, ateh chegar no ponto desejado), e, eu nao fiz a regulagem de ignição :(

tirei varias fotos pra ver se alguem me ajudava, mas, esqueci o cabo do cel em casa :( entao peguei uma foto do motor do levy ;)

Imagem
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor mx3black » Sex Set 25, 2009 3:26 pm

Cara vc olhando o distribuidor de frente tem doi parafusos que unem ele ao comando de valvulas, tem que afrouxar um pouco os dois e girá-lo aos poucos, mas essa regulagem não é tão simples assim não, tem que tomar um certo cuidado.
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor David Farina » Sex Set 25, 2009 3:32 pm

por acaso eh algum desses aqui ? vermelho ou azul ?

e, tenho que girar o distribuidor ? não é regulagem de parafuso como a da mistura ?


Imagem
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor David Farina » Sáb Set 26, 2009 11:23 am

jah entendi !
olhei bem e ví como é a regulagem, é sim naquele parafuso azul, tem um de cada lado, ae dah pra girar um pouco o distribuidor, coisa de um cm....
vou lah fazer isso agora ;)


edit:
estavam muuuuuito apertados os parafuos, ae desisti :(
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor Miguelitto » Sáb Set 26, 2009 4:06 pm

Fracote, tsc tsc tsc....
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Avatar de usuário
Miguelitto
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 4663
Idade: 37
Registro: 21/07/2006
Localização: SP - Ipiranga
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor Geo » Dom Set 27, 2009 1:59 am

David Farina escreveu:
estavam muuuuuito apertados os parafuos, ae desisti :(


Passe um desingripante nos parafusos, coma uma pratada de feijão e tente novamente :D :D :D

Abraço
Avatar de usuário
Geo
Membro
Membro
 
Mensagens: 891
Idade: 38
Registro: 02/10/2008
Localização: Curitiba
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor Miguelitto » Dom Set 27, 2009 12:09 pm

Alterei a página a de dicas agora e coloquei o link lah tb....
http://www.mx3zone.com/modules.php?name ... page&pid=2
"I Fell Need........Need for Speed!!!"
"Never run faster than your angel can fly! ........ My angel has NOS!!!"
"I like mine with no shine!!!"
Imagem
Meu carro -> viewtopic.php?f=25&t=2494
Avatar de usuário
Miguelitto
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 4663
Idade: 37
Registro: 21/07/2006
Localização: SP - Ipiranga
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor David Farina » Seg Set 28, 2009 3:42 pm

o problema é a mao sexual ;)
do jeito q sou cagado, vou fazer merda, e, mecher em parafusos apertados com o motor quente nao é nada agradável, me queimei 2x :(
Avatar de usuário
David Farina
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1799
Idade: 41
Registro: 28/04/2009
Localização: Presidente Prudente (Oeste Paulista)
MX-3: Já tive um!
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor BSunBest » Sex Nov 12, 2010 12:00 pm

Eu tenho até calafrios disso.
No meu outro carro, precisou ajustar a marcha lenta, e o mexanico se aventurou tanto nesse parafuso...
Vez o carro ficava fraco, morrendo e parava, e lá vai socorro 24hrs...
Outra vez ficava acelerado e fazendo 4km/l...
Tenho até arrepios...
Fujam disso...
Eu não aconselho por a mão ai, a não ser que a pessoa saiba exatamente o que está fazendo, se forem para apenas se aventurar e ver no que dá, eu deixo meu aprendizado, vai dar merda e vc vai passar sufoco. :putz:
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor suhr77 » Sex Nov 12, 2010 7:10 pm

o parafuso da "mistura"na verdade regula apenas a marcha lenta, atravez da borboleta, a injeçao do mx3 se ajusta sozinha ao combustivel ruim ou bom com o auxilio do sensor MAF no filtro e do sensor medidor de O2 (sonda Lambda) que fica na descarga.. mas claro que vc nao pode sair colocando alcool achando que a injeçao vai corrigir, além da limitaçao dos bicos (alcool precisa injetar muito mais que a gasolina) a queima da gasolina gera muito mais O2 do que a do alcool, como a injeçao foi projetada para obter x volts da sonda lambda se vc usar alcool nao terás sucesso a nao ser que chipe o carro remapeando a injeçao.

Quanto a regulagem do ponto no distribuidor, nao mecha nisso! ali 1 grau faz muitaa diferença! e ngm tem a sensibilidade de alterar 1 grau apenas.. se adiantar muito poderá ocorrer explosao da mistura antes mesmo do pistao subir completamente no motor.. ou se atrazar pode explodir quando jah estiver lah embaixo gerando pouquissima potencia ..
isso ai deve ser regulado por profissionais da area apenas..
Avatar de usuário
suhr77
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 386
Idade: 36
Registro: 03/02/2010
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor BSunBest » Qua Dez 15, 2010 11:29 am

Farina, obg pelo post.
Eu desconfiava que minha mistura estava rica. Pq sentia que o carro quase afoga no combustível, nas saídas ele até engasgava.. ficava bem bruto o carro.. E o consumo estava mto alto.
Dai fui regulando e o barulho do filtro de ar aumentando... E o carro ficou mais macio, mais suave. Apesar de ser meio díficil entre achar o ponto ideal e ele começar a aumentar a lenta.. Mas estou buscando o ponto.
:D
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor ozanic » Qua Dez 15, 2010 7:50 pm

pele que sei ,aqule parafuso em do tbi. ajusta amarcha lenta, (isto ja comprovei no mx3)para ajustar o ponto,os mecanicos tem uma lampada extroboscopica que dá fashes de luz em cima do rotor do comando valvulas e ele ve o ponto certo ,isto é para outros carros (ainda nao vi no ,x3)pq nao tava la
Adilson Ozanic SJRio Preto SP
Avatar de usuário
ozanic
Membro
Membro
 
Mensagens: 567
Idade: 59
Registro: 13/05/2009
Localização: Sao Jose do Rio Preto SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Dicas de melhoria de consumo e de potência

Mensagempor BSunBest » Qua Dez 15, 2010 9:41 pm

Então Ozanic, eu acho que acontece o seguinte. Vc vai mexendo na mistura e já vai dando diferença... Vc escuta o ar entrando mais, e a lenta continua igual. Acontece que chega um momento em que a lenta começa a aumentar para compensar a entrada de ar que fica mais forte, o sensor MAF faz os ajustes devido a amior entrada de ar. Daí se vem que dá para regular a lenta, e realmente dá, mas a lenta é alterada pela mudança na mistura.
Eu acredito ser isso. :D
Mazda MX-3 95 1.6 DOHC Blaze Red ASPRO
Imagem
Avatar de usuário
BSunBest
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 608
Idade: 32
Registro: 17/10/2010
Localização: Jundiai
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Próximo

Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron