Motor oscilando

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

Re: Motor oscilando

Mensagempor Gilberto Duarte » Qui Fev 02, 2012 8:23 pm

Tenho Um Mazda Protegé que estava com o mesmo problema, desmontei 2x o sistema de ar, descarbonizei o tbi, etc
só no final descobri que o problema era super simples, a caixa de ar (onde fica o filtro de ar) estava desalinhada, faltando
um parafuso na fixação, e a mangueira de ar que entrava nela(que vem de baixo), estava meio torta encaixando meio em diagonal com folga no encaixe, dava
p/ ver o espaço aberto olhando de cima da caixa (c/ ela aberta) alinhei a caixa do filtro de ar e o problema até o momento
desapareceu... abraços..
Gilberto Duarte
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 22
Idade: 57
Registro: 29/11/2010
Localização: Itatiaia -RJ
MX-3: Tenho outro Mazda
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Motor oscilando

Mensagempor daltolp » Seg Mai 28, 2012 5:06 pm

bmagera91 escreveu:Eu to esperando a minha nova sonda lambda chegar.
Está em trânsito para fiscalização/customs e para variar a receita e PF andam muito rápidas para analisar os pacotes... Então o lance é aguardar.

Se chegar, e eu instalar, e resolver o problema, posto aqui e explico o procedimento.


Magera, poderia me indicar qual a sonda correta a se comprar? gostaria de trocar por precaução mas tenho duvidas em qual comprar pois nunca vi desmontada. Vlw.
DOHC 1.6. 16v 1997 "Ligeirinho"
Rodas 17 KR16000, Milha Xenon 6k, Ponteira Shutt GT
CONHEÇA O MULEQUE AKI
Avatar de usuário
daltolp
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 180
Idade: 38
Registro: 03/02/2011
Localização: Serra, ES
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor oscilando

Mensagempor mx3black » Ter Ago 21, 2012 11:19 am

No meu Mx tenho 2 sondas uma original, e a outra é só para funcionamento do Hallmeter. Assim que ligo o carro a lenta fica normal depois passado uns 4 minutos a lenta cai ao pisar no freio mas se eu acelerar e soltar a lenta tbm cai, até pensei que fosse algo relacionado ao sistema de vácuo, mas depois que o carro esquenta o problema desaparece. Assim que a lenta cai observo no hallmeter e a mistura fica bem pobre. Se eu fizer o jump regular a marcha lenta ele fica uns 2 dias bom e depois volta a ficar ruim denovo. Alguém sabe se pode ser a sonda lambda ? probleminha chato.
Avatar de usuário
mx3black
Membro
Membro
 
Mensagens: 711
Idade: 43
Registro: 18/09/2007
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor oscilando

Mensagempor Diogenes » Dom Set 15, 2013 10:43 am

ola mazdeiros eu regulei o meu conforme o manual de serviço que o pia postou no zone e ficou 100% antes era tranco quando pisava e apagava quando ia sair
Diogenes
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 10
Idade: 50
Registro: 13/10/2012
Localização: itaipulandia
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor oscilando

Mensagempor .AJ. » Dom Set 15, 2013 2:43 pm

isso pode ser entrada falsa de ar depois do MAF, o q pode ocasionar isso, juntas da tbi ruim, aneis de vedação dos bicos ruim, algum corte em alguma mangueira, atuador de marcha lenta, mangueira do servo freio, servo freio
pode ser tb linha de combustivel ruim, regulador de pressão, bomba, bicos
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor oscilando

Mensagempor .AJ. » Dom Set 15, 2013 3:32 pm

se parecer q o carro ta falhando cilindro ou coisa do tipo, no escuro ficara mais facil, veja se a centelha n esta aterrando ou seja pulando dos cabos de vela para o motor, pois os cabos de vela com micro rachaduras assim q o motor esquenta ele dilata a rachadura e da fuga de centelha
Imagem
.AJ.
Membro
Membro
 
Mensagens: 589
Idade: 35
Registro: 02/02/2010
Localização: Conselheiro Lafaiete, BH --- MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor oscilando

Mensagempor daltolp » Dom Set 15, 2013 4:04 pm

.AJ. escreveu:se parecer q o carro ta falhando cilindro ou coisa do tipo, no escuro ficara mais facil, veja se a centelha n esta aterrando ou seja pulando dos cabos de vela para o motor, pois os cabos de vela com micro rachaduras assim q o motor esquenta ele dilata a rachadura e da fuga de centelha


putz, ha um bom tempo troquei os cabos por novos dakeles NGK azul. eles parecem ser um pouco mais compridos e isso fez com q um dos cabos ficasse "roçando" no MAF. Eu não percebi de imediato, somente dps de um tempo passando um paninho no motor q percebi um pózinho azul na carcaça do MAF - o isolamento do cabo estava corroído aparecendo um pouco de metal do interior do cabo. :putz: Passei bastante fita isolante no local e afastei o máximo possivel do MAF. :oops:
Tenho o mesmo tipo de problema de oscilação, mas não sei exatamente quando começou, nem comecei uma "busca implacavel" para resolver. rsrs Vou começar por esse cabo então. :|
DOHC 1.6. 16v 1997 "Ligeirinho"
Rodas 17 KR16000, Milha Xenon 6k, Ponteira Shutt GT
CONHEÇA O MULEQUE AKI
Avatar de usuário
daltolp
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 180
Idade: 38
Registro: 03/02/2011
Localização: Serra, ES
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Vermelho - Blaze Red - SQ

Re: Motor oscilando

Mensagempor Bruno Brasil Bueno » Qui Set 19, 2013 1:55 pm

Olha, este deve ser um problema normal nos MX-3 pois o meu tá na mesma situação,aqui na minha cidade não achei um lazarento que conseguiu regular, apenas especulação e nenhuma solução.
Um dia levei na ALL MOTORS e em meio período eles regularam e o motor ficou afinadinho,dai este ano mandei num mecanico daqui trocar os retentores de válvulas, resultado...tá oscilando de novo :putz: , assim que eu puder vou levar-lo na allmotors novamente.
Avatar de usuário
Bruno Brasil Bueno
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 135
Idade: 40
Registro: 04/08/2010
Localização: Rio Claro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: Motor oscilando

Mensagempor Marcella Bastos » Sáb Set 21, 2013 2:24 am

mx3black escreveu:No meu Mx tenho 2 sondas uma original, e a outra é só para funcionamento do Hallmeter. Assim que ligo o carro a lenta fica normal depois passado uns 4 minutos a lenta cai ao pisar no freio mas se eu acelerar e soltar a lenta tbm cai, até pensei que fosse algo relacionado ao sistema de vácuo, mas depois que o carro esquenta o problema desaparece. Assim que a lenta cai observo no hallmeter e a mistura fica bem pobre. Se eu fizer o jump regular a marcha lenta ele fica uns 2 dias bom e depois volta a ficar ruim denovo. Alguém sabe se pode ser a sonda lambda ? probleminha chato.


Olá rapazes, olá Black, S.O.S.

Meu MX3 está dando muitos trancos ao ser acelerado. Quando alivio o acelerador a rotação cai, e ao tentar reacelerar ele embola como se faltasse gasolina, e dá um tranco, voltando a acelerar novamente. É muito chato isso. Me ajudem, pois sequer sei onde há uma oficina com scanner no eixo Campo Grande/Barra-RJ. A rotação está oscilando muito, ora em torno de 1100, ora caindo quase a zero.
Marcella Bastos *



"Um carro 0 hoje daqui a cinco anos será um carro velho ... Um Mazda será sempre um Mazda !"
Avatar de usuário
Marcella Bastos
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 27
Idade: 33
Registro: 11/05/2013
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor oscilando

Mensagempor Marcelo Paiva Toledo » Sáb Fev 21, 2015 4:39 pm

Trocar o sensor de posição da borboleta, quando está ruim, fica oscilando a aceleração, abraços.

Marcelo.
Marcelo Paiva Toledo
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 24
Idade: 71
Registro: 16/11/2014
Localização: São Gonçalo do Sapucaí - MG
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Prata - Silver Stone Metallic - 3L

Re: Motor oscilando

Mensagempor Ruiz » Seg Jul 27, 2015 10:41 am

Uma dica para motor oscilando no MX3. Se após limpeza e regulagem do TBI o problema não foi resolvido, vai a dica: Confira os dois sensores, o de Embreagem ( que vai junto com o pedal de embreagem) e o Sensor de ponto morto (que fica na parte traseira da Caixa de marchas). Os dois sensores trabalham juntos e se um deles estiver com defeito ou desconectado, o motor começa a oscilar e tende a manter a lenta em Alto giro. Neste caso, quando vc pisa na embreagem, a oscilação aumenta ainda mais. Foi um suador para descobrir isso no meu, mas finalmente descobri que o sensor de ponto morto estava com o fio partido. Só descobri porque percebi que retirando o sensor da embreagem a oscilação parava. Daí, pesquisei um pouco mais e descobri o tal sensor do ponto morto Foi consertar e o problema foi sanado. Abraços a todos.
Ruiz
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 11
Idade: 70
Registro: 16/10/2013
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: Motor oscilando

Mensagempor lucianosr » Ter Fev 09, 2016 2:48 pm

Ruiz como chama esse sensor de ponto morto tem código?
Tombsd
Avatar de usuário
lucianosr
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 35
Idade: 48
Registro: 01/12/2015
Localização: Sao Paulo
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Verde - Noble Green - VQ

Anterior

Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron