barulho estranho que tá ruim de achar

Dúvidas sobre manutenção
Regras do Fórum
Para saber como postar imagens entre aki: http://www.mx3zone.com/Forums/viewtopic ... 5872#p5872

barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor filiphe » Sex Fev 21, 2014 10:28 am

Salve pessoal, estou com 2 problemas com meu mx3 que o mecânico não tá conseguindo resolver, o primeiro deles e acho que tem a ver com regulagem é o consumo, meu carro de uns meses pra cá tem feito incríveis 4km/l aproximadamente, talvez pela mecânica que vou não ter o scanner, ele não consegue fazer a regulagem ideal do carro. Alguem saberia alguma oficina de Santos-SP que possua esse scanner ou tenha alguma intimidade maior com o mx3? Agora o segundo problema que tem tirado meu sono é um barulho que aparece poucos segundos depois que ligo o carro, tinha deixado o carro na mecânica para ver o consumo e uma trepidação que dava quando esticava muito e o carro me voltou com um barulho que parece que estou dirigindo uma kombi, o som vem da frente do carro, mas não posso dizer que é do motor, pois para dirigir ta ótimo, acelera bem e o barulho não aumenta com aceleração, tanto que ele só é evidente quando o carro ta parado, além de que retifiquei o motor faz alguns meses, o mecânico acha que pode ser alguma peça com desgaste, porém não identificou de onde vem. Eu sei que é pouca informação para saber o que pode ser, mas se alguem já passou por isso e/ou tem alguma sugestão fico agradecido.
Avatar de usuário
filiphe
Membro
Membro
 
Mensagens: 148
Idade: 36
Registro: 12/10/2009
Localização: Santos, SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor Estevão Torok » Sex Fev 21, 2014 11:06 am

Cara, eu tive esse problema também e sofri com o meu pra passar no controlar. Ninguém da região regulava o carro direito e ainda me cobravam os olhos da cara.
Foi quando um brother aqui do clube deu a dica de ligar um led na caixa de fusíveis do carro (tem o esquema certinho aqui mesmo no fórum) com uma tabela para fazer o diagnóstico você mesmo do que o carro tem. Detalhe, só consegui regular o meu, depois de fazer um esquema que zera a injeção, pisando no freio e se não me engano na chave do carro.

Detalhe, sempre falaram que a regulagem da lenta do MX3 deve ser nos 1000rpm, o meu só ficou bom em 800rpm.

Tem tudo no fórum MX3 Zone, espero ter ajudado.
MAZDA
Avatar de usuário
Estevão Torok
Membro
Membro
 
Mensagens: 77
Idade: 39
Registro: 03/12/2009
Localização: SÃO PAULO
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor filiphe » Sex Fev 21, 2014 11:18 am

O auto-diagnose? Se for eu já vi esse tópico a um tempo atrás, mas nunca tentei fazer, vou dar uma olhada novamente e ver se dessa vez eu faço e tento identificar algum problema. Pensei até em comprar um scanner pro mx3 mas como não tem por aqui e não sei se realmente vai funcionar no meu, deixei pra lá, mas vlw pela dica!
Avatar de usuário
filiphe
Membro
Membro
 
Mensagens: 148
Idade: 36
Registro: 12/10/2009
Localização: Santos, SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor tom » Sex Fev 21, 2014 11:19 am

Bom dia amigo, 4km com litro? he he, não conheço nenhum carro com esse consumo nem os mais potentes, mas isso pode ter vários fatores ocasionando isso por ex: filtro de ar, regulador de pressão do combustivel, sonda lambda, ou até mesmo algum furo na mangueira ou no tanque, claro que não deve ser grande mas que fica merejando, digo isso porque eu tinha um corsa com o mesmo problema só que consumindo 6km com litro, dai era uma mangueira que estava merejando não chegava pingar mas era o suficiente para aumentar o consumo.

Sobre o barulho, pelas informações que vc falou, acho que deve ser os tuchos, o meu estava assim dai perguntei aqui no club e alguém me falou sobre os tuchos, e era pois tinha colocado o óleo do motor mais grosso 20w50, toda vez que eu ligava ele fica batendo os tuchos, só parava depois de um tempo, troquei o óleo para 15w40 e resolveu.

Tudo que eu disse aqui pode não ter nada a ver como seu problema, mas vale a pena verificar, eu descobri uma coisa nesse nosso carro, uma coisa simples fica parecendo uma coisa complicada. abrç.
Avatar de usuário
tom
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 88
Idade: 41
Registro: 28/05/2013
Localização: Bahia
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor filiphe » Sex Fev 21, 2014 1:24 pm

Então tom, o mecânico disse que não achou nada com relação ao combustível... o filtro de ar é novo, sonda lambda também, furo também acredito que não tenha nada, pelo menos ele não encontrou nada, e ai que eu precisaria achar outro mecânico por aqui. E sobre o barulho não é tucho, ele tava com esse barulho de tec tec antes de eu fazer o motor, mas depois que retifiquei o som do motor ficou redondinho, esse som tá vindo de algum lugar adjacente que não faço ideia de onde seja. :S
Avatar de usuário
filiphe
Membro
Membro
 
Mensagens: 148
Idade: 36
Registro: 12/10/2009
Localização: Santos, SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor tom » Sex Fev 21, 2014 3:40 pm

Então faça como eu fiz, poste um video aqui pra identificar melhor o problema, qual lado é o barulho etc, e ver se acha uma solução, abrç.
Avatar de usuário
tom
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 88
Idade: 41
Registro: 28/05/2013
Localização: Bahia
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor alexandre levy » Sex Fev 21, 2014 8:12 pm

blz santista ! a melhor coisa a fazer é vc levar seu mx na mazda all motors em sampa os mecanicos vão solucionar seu problema :D

vou na terça levar o meu lá pois esta com um barulho na suspenção enchendo o saco. ABRAÇOS
Avatar de usuário
alexandre levy
Membro
Membro
 
Mensagens: 1033
Idade: 60
Registro: 02/06/2009
Localização: PRAIA GRANDE - litoral
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Azul - Creek Blue Mica - D2

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor AndersonR » Sex Fev 21, 2014 10:23 pm

marcha lenta correta do MX-3 é em 700~800 RPM.....
Imagem
1º MX-3 94 White 1.6 - Totaled !
2º MX-3 94 White 1.6 - 929 swap !
3º MX-3 94 Black V6 Turbo - Turbo !

Anderson R
e-mail: anderson@mx3zone.com
Avatar de usuário
AndersonR
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 1861
Idade: 41
Registro: 07/03/2008
Localização: São Paulo
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor filiphe » Sáb Fev 22, 2014 12:03 pm

Vou tentar gravar o som sim... mas vou deixar o carro na oficina novamente na segunda, esse barulho chato precisa ser identificado e sanado. Estou puto principalmente com isso, já que não tinha barulho antes de deixar lá na oficina.

Levy, até queria levar lá na all motors, mas só se for de guincho, com esse consumo vou gastar uma nota em gasolina!! Vc é aqui da região, sabe alguém que manja do nosso mx ou tá só levando na all motors?

E a regulagem agora ficou entre 700~800 RPM, depois da retifica peguei ele com 2 mil RPM, levei pra regular ficou oscilando em 1 e 1 e pouco, e agora depois de regular mais uma vez entrou em 700~800 RPM.
Avatar de usuário
filiphe
Membro
Membro
 
Mensagens: 148
Idade: 36
Registro: 12/10/2009
Localização: Santos, SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor Guga_skyw » Sáb Fev 22, 2014 1:50 pm

Cara, o barulho pode ser de uma proteção de lata que fica proximo ao alternador, meu mx3 1.6 faz esse barulho, já conheci varias outras pessoas com mx3 1.6 com o mesmo barulho.

Talvez seja isso.
Avatar de usuário
Guga_skyw
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 46
Idade: 40
Registro: 26/04/2010
Localização: Paraná
MX-3: 1.8 V6 24v DOHC
Cor do MX-3: Preto - Brilliant Black - PZ

Verifique os calços do motor e caixa...

Mensagempor Fausto » Sáb Fev 22, 2014 5:13 pm

Sobre o "barulho", de um reaperto geral na mecânica da dianteira, por baixo, reaperto e checagem em toda a suspensão dianteira, nos calços do motor e caixa, nos "anteparos" do motor / descarga, nas ventoinhas, radiador, barulhos estranhos, quando não são internos, de rolamentos, eixos ou retentores costumam ser peça solta ou quase solta, falta de manutenção reaperto, um reaperto geral cuidadoso certamente vai achar a peça solta que ocasiona o barulho...
Fausto
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 31
Idade: 64
Registro: 30/09/2013
Localização: Rio de Janeiro
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Outros

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor filiphe » Seg Fev 24, 2014 2:16 pm

Então pessoal, o problema foi identificado finalmente, é uma rachadura em um cano ligado ao coletor do escapamento e por isso dava a impressão de que o barulho vinha do motor. Pelo menos fico mais sossegado!!

Valew pela ajuda, e o consumo espero ter resolvido com a regulagem da lenta, vou confirmar isso daqui uns dias! :wink:
Avatar de usuário
filiphe
Membro
Membro
 
Mensagens: 148
Idade: 36
Registro: 12/10/2009
Localização: Santos, SP
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT

Re: barulho estranho que tá ruim de achar

Mensagempor GilbertPink » Sáb Out 25, 2014 7:12 pm

Esses tempos tive algo semelhante parecia motor virabrequim sei lá mais o que, e advinhem! miolo do catalizador central soltou e depois de colocar no elevacar e dar umas batidas no catalizador, apareceu o maldito som de miolo solto ufhaaa trocou por um universal, pronto resolvido menos mal. :D
Imagem
Avatar de usuário
GilbertPink
Amigo
Amigo
 
Mensagens: 269
Idade: 58
Registro: 29/01/2012
Localização: Porto Alegre
MX-3: 1.6 16v DOHC
Cor do MX-3: Branco - Chaste White - PT


Retornar para Manutenção

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante