tópico original: http://mx3clube.com.br/forum/topic.asp?ARCHIVE=true&TOPIC_ID=2053, escrito por zobom
Amigos Mx3zianos! Uma coisa que acho q ira adicionar bastante ao conhecimento de vocês...
O Mx3 1.6 16v vocês sabem que ele tem distribuidor regulavel e tambem tem um parafuso de regulagem de mistura (como nos carros carburados)...
Porque ele tem isso? Simples... facilidade na hora de exportação para se adequar ao combustivel novo, ao clima novo, etc...
Como utilizar isso em nossa vantagem?
se não vamos correr, andar na boa na cidade ou vamos pegar uma estrada longa uma leve empobrecida na mistura e avançamos um pouco o ponto de ignição jah da uma boa diferença...
Como fazer?
Começamos pelo parafuso da mistura... Na TBI (Corpo de borboleta) em cima da pista do cabo do acelerador existe um parafuso (philips) bem fundo entrando na parte mais em cima da TBI... este é o parafuso da mistura... para a ESQUERDA ele EMPOBRECE a mistura... para a DIREITA ele ENRIQUECE...
Nota do Farina escreveu:ESQUERDA = Sentido Anti-Horário, desta forma o parafuso vai saindo
DIREITA = Sentido Horário, desta forma o parafuso vai se afundando mais
Mistura rica: um pouco mais de potencia a sacrificio do consumo
Mistura pobre: melhor consumo e diminuição das respostas do motor
O que acontece se empobrecer demais?
Irá aumentar a temperatura da camara de combustão podendo derreter o pistão ou as velas...
O que acontece se enriquecer demais?
Consumo elevadissimo, carro afogando em aceleradas fortes e possivel contaminação do catalizador e sonda lambda...
Como saber se está rico ou pobre demais?
Se for virando para a esquerda o parafuso (quem tem filtro esportivo vai escutar o assovio do ar entrando a mais) você vai perceber que em um momento a injeção vai começar a aumentar a marcha-lenta a fim de corrigir o empobrecimento... Volte até a marcha lenta se estabilizar... Este é a melhor regulagem para cidade/estrada a fim de obter o melhor consumo...
Se for virando para a direita uma hora o carro vai começar a afogar... volte um pouco até parar... pronto... este eh o ponto de maior potencia com custo a maior consumo...
Agora ponto de ignição...
no distribuidor existe um parafuso de regulagem com uma pista para isso... está na base do distribuidor do lado do cabeçote... quanto mais para a direita (sentido horario) maior será o ponto de ignição (melhor consumo e maior pontencia) se muito adiantado ele irá começar a grilar... se muuuuito adiantado ele irá começar a estourar no coletor de admissão provocando um barulho horrivel e podendo causar danos aos sensores e TBI...
Importante: faça a regulagem com o motor QUENTE... adiante o maximo q puder antes de grilar... se quando ligar o carro demanhan e começar a grilar retorne um pouco o ponto...
Se muito atrazado ele começará a estourar no escapamento... sabe aquele barulho de fusca quando da os estouros que mais parecem tiros? pois eh... acontece quando o ponto esta muito atrazado...
A fins de consumo e potencia, quanto maior o ponto (mais avançado) melhor... o ponto varia de acordo com o clima... climas muito quentes tendem a grilar mais cedo (não por via de regra)
com um ponto bem avançado e uma mistura levemente empobrecida o carro se tornará muito mais economico e você provavelmente nem sentirá a diferença de potencia pois o adiantamento do ponto tornará o carro mais forte e a leve empobrecida o deixara um pouco mais fraco... uma anula a outra em questão de potencia e as duas em conjundo se ajudam na economia...
Mantenha sempre seu carro regulado e com os pneus calibrados! 3 ou 4 PSI a mais do que o recomendado jah melhora o consumo!