Welcome to MX-3 Zone Brasil - Clube do Mazda!

     Menu
O Clube
    · Home
    · FORUM
    · Bate Papo
    · Zone na Mídia
    · Matérias
    · Curiosidades
    · Membros [77]
    · Classificados
    · Dicas
    · Manut. Preventiva
    · Galeria de Fotos
    · Adesivos
    · Links
    · Downloads
    · WallPapers
    · YouTube
    · Grupo de Email
    · RSS
    · Sobre
Outros
    · Lojas Parceiras
    · Parceiros


Clube do Mazda :: Dicas

Performance


Todos que possuem um MX-3 sabem que o carro aparenta mais do que pode...e justamente por isso, é difícil passar um sinal à noite sem alguém querer acelerar junto....vale salientar que, na minha opinião, racha é uma coisa tosca, mas não vou ficar dando sermão em ninguém por aqui e nem isso vem ao caso...

Bom, o intuito deste texto é justamente mostrar algumas opções de upgrade de performance para o MX-3.

É comum se falar em filtros esportivos, chips, escape, etc...mas o q cada um pode fazer pelo seu carro??

Vamos dissecar algumas possibilidade..he he!

    Filtro de ar esportivo: para o MX-3 a melhor opção é o da PRM (www.prmracing.com), que vem com um kit esportivo completo e dá o melhor ganho de performance no motor, principalmente em baixas rotações, além de um prazeroso swooooooooooosh quando puxa o ar...bem legal mesmo!Ah..vc pode comprar kits universais da K&N, HKS, Weapon e Hot Shot...só vai precisar adaptar os tubos para o intake...

Espere um ganho de potência entre 5hp e 10hp.


    -Chip: desencana dessa besteira...ele só vai jogar mais combustível no motor e é lóogico q isso vai dar uma diferença de potência..quer fazer diretito, arranja um S-AFC da Apexi (www.apexi.com..é só fuçar!)q ele vai te dar o controle da relação ar/combustível de acordo com a rotação q vc quiser...show de bola!!


    -Escapamento esportivo: se o seu carro é original, um escapamento não vai fazer tanta diferença....pode-se fazer um "cano-reto", sem catalisador, mas com essa onda de obrigatoriedade de inspeção veicular, é bom ficar atento....

Por outro lado se seu carro possui um turbo, o escapamento é obrigatório, pois irá liberar o turbo para trabalhar melhor ("backpressure" é inimiga do turbo....ou seja, quanto menos restrição, melhor a performance, mas lembre-se, o escapamento deve ser dimensionado para suas necessidades - para um turbo normal por volta de 2,25" e 2,5", e para um turbo com uma pressão violaneta, 3" direto, desde o coletor- se ele ficar grande demais, por exemplo, vc vai perder potência em baixa rotação..e isso é péssimo!)

Espere um ganho de potência entre 5hp e 20hp


    -Cabos de Vela: tá aí um bom investimento, não muito caro e q vale a pena, principalmente se vc estiver pondo um turbo no carro...os cabos originais não são muito confiáveis, e a troca por outro melhor (Nology, Magnecore, NGK..na sequência do melhor até o normal), vai dar uma aceleração mais suave, marcha-lenta regular e melhorar o torque em baixa rotação..

Espere um ganho de 1hp e 2hp


    -Velas: trocando nas dadas estabelecida no manual, não há problema....tome cuidado apenas com o "gap" da vela e se é original (eu compro as da Mazda mesmo, importadas do Japão e feitas pela NGK)...se o carro for turbo, tente arranjar uma vela "fria" para evitar bater-pino ("detonation").

Espere um ganho de 1hp??


    -Advance Timing: (não sei a tradução para o português!) - pode render até uns 5hp, mas é necessário a utilização de gasolina pódium (+93octanas)...pra garantir eu ainda jogava um Octane Booster no tanque ;)


    -Comando de válvula: caro, vc só vai achar importado (a não ser q conheça alguém e confiança q saiba o q faz!)...o ganho obtido depende muito da configuração do motor, podendo melhorar bastante torque em baixa, média ou alta rotação....


    -Turbo: q blz! Pra quem não sabe, o motor do MX-3 tem o código B6-ZE, o q significa q é de uma linha de alta performace de motor da Mazda...e mais, é o mesmo bloco utilizado no começo dos anos 90 pela Mazda no 323, quando esse começou a participar de rallys e adivinhem..era um motor turbo!!

Ou seja, o turbo está no sangue desse motor, possuindo inclusive, de fábrica, local apropriado (tampado com uma borrachinha) para alimentação de óleo pro turbo ("oil feed") e spray de óleo atrás dos pistões (melhora a perfromace do motor)...sabe q motores possuem isso?? 4G63 (motor do Eclipse e EVO) e os motores do Supra..interessante, não!!

Mais interessante disso tudo, é q o nosso motor é virtualmente igual ao do Miata 1.6 (MX-5), fabricado de 90-93, o q significa q vc pode usar as partes de performance desse motor no nosso...afinal, é quase impossível vc abrir um catálogo e achar peças de performance para um MX-3...uma pequena lista seria: comando de válvulas (é só usar invertido, por o exhaust no lugar do intake e vice-versa, pois o motor 1.6 no Miata é longitudinal e de tração traseira), polias ("cam gear", válvulas, etc... quer ter água na boca?? Acesse o www.todaracing.com e vai na seção de peças para o Miata B6..siiiiiim, vc pode comprar peças pra seu motor de um dos melhores e mais sérios fabricantes de peças de alta performance no mercado mundial..carinho, lógico...maaaaaas

Enfim, o turbo é ideal para um MX-3, considernado q vc pode chegar a 200whp (cavalos na roda, não no motor..no motor seria uns 240hp), sem precisar mexer na parte interna do motor (pistões forjados, bielas,válvulas, etc)


    -Engine Swap: super comum lá fora, a troca de motor é mais complicada para nós, pois precisamos importar o motor, pondo frete e 60% de imposto, já viu o preço!

No MX-3 equipado com o motor 4 cilindros 1.6 16v (código:B6-ZE), pode-se utilizar um motor 4 cilindros 1.8 turbo dos mazda e rally 323 de 90-94 (não foram importados para o Brasil...vc precisa importar ele da Autrália, Japão ou EUA/Canadá)..motorzinho show de bola e que não requer muitas modifiações, apenas um gerenciamento indepente no lugar da ECU, e as trancarias necessária à um bom turbo como BOV, Wastegate, Intercooler, etc..

De fábrica, a versão GTX desse motor sai com 180hp e a GTR (com um turbo maior e válvulas especiais dentre outras coisas) puxa 200hp....se vc olhar a reportagem do MX-3 puxando os 10segundos no 1/4 de milha na seção de Arquivos, vai ver q o motor q o cara usa é um 1.8, igual a esse (na verdade a versão q ele usou foi a não turbo, 1.8 16v normal, encontrada no Mazda Protege de 90-94)...e ele vendeu o carro com 584hp..pouquinho, não! Lógico q ele tinha todos os "requintes" necessários para essa potência (pistão forjado, bielas especiasi, gerenciamento eletrônico endependente, bicos injetores de maior vazão, etc..)..mas dá para se ter uma idéia da força e qualidade desse motor, pois esse cara, Dave Lauzier, nunca quebou o motor...só varias caixa-de-marcha, o ponto mais fraco no MX-3 :(

No MX-3 equipado com os motors 1.8 V6 24v (código: K08), q são mais raros pois são de importação independente, a troca é por um motor V6 2.5 24v com 200hp e o bônus do som q sai daquele motor...música para os ouvidos de quem curte carro. Eu achei esse motor aqui no Brasil, só q na sua versão mais "fraca" (taxa de compressão menor e comando de válvula menos agressivo), o q dá a ele uns 170hp...preço: R$10.000,00...he he..fala sério! Esse motor era do 626 GT (2.5 V6) e do MX-6 LS (2.5 V6), ambos difíceis de encontrar por aqui...mas não impossível :)

Antes q vc pense...é beeeeeeeem complicado por um motor V6 num mx-3 4 cilindros, pois praticamente tudo debaixo do capô precisará ser substituído (radiador, caixa-de-marcha, sensores, ECU, fiação, eixos, homocinética...e por aí vai...)...não é impossível, mas precisaria importar muuuuuitas peças, afinal o MX-3 V6 não é muito comum por aqui :( O preço seria tão alto q valeria mais vc partir para um Camaro Z28, uma 3000GT...he he...


swoooooooooooooooooosh :)

Cris













Site melhor visualizado em 1024 X 768, ou maiores!
www.MX3ZONE.com - Clube do Mazda
O lugar de todos os MAZDAs do Brasil